LG QNED é capaz de exibir 100% do volume de cores nas TVs e tem pretos mais profundos; entenda como funciona a tecnologia

LG QNED é uma linha de smart TVs 4K e 8K que une a tecnologia NanoCell a uma camada de pontos quânticos (quantum dots) para aumentar os níveis de brilho e cores de telas LCD. Em modelos avançados, há ainda a adição da tecnologia MiniLED, para maior precisão de cores, melhorando a qualidade de imagem.

e

A marca LG QNED surgiu em 2021, no lançamento das TVs LG QNED90, QNED95 e QNED99. Esse tipo de tela é diferente do Quantum Dot Nanorod LED (QNED), que está em fase de desenvolvimento pela Samsung Display e se assemelha mais ao OLED.

Significado de QNED na LG

No mercado, entende-se que o significado de QNED na LG é Quantum Nano Emitting Diode. No entanto, a marca nunca confirmou essa denominação.

Telas de TVs LG QNED são formadas por um painel LCD (cristal líquido), um filtro de nanopartículas (NanoCell) e uma camada de pontos quânticos (componentes semicondutores também atuam como um filtro de cor quando submetidos à luz).

A junção dessas tecnologias permite que tela alcance 100% do volume de cores DCI-P3, resultando em imagens mais realistas do que as de TVs LCD convencionais.

Os modelos mais básicos contam com LEDs para retroiluminação, uma vez que cristais líquidos não emitem luz própria.

TVs LG QNED mais avançadas também oferecem níveis de brilho e contraste melhores devido à tecnologia MiniLED aplicada ao backlight (luz de fundo). Os primeiros televisores do tipo foram lançados com cerca de 30.000 desses componentes distribuídos uniformemente pela tela.

Como miniLEDs são controlados por meios de zonas de escurecimento (local dimming), grupos deles podem ser desativados para gerar um efeito de preto profundo. No entanto, TVs OLED são melhores nesse quesito porque controlam a iluminação dos pixels individualmente, não em zonas.

O uso de pontos quânticos e miniLEDs fazem as TVs QNED oferecem várias vantagens, como:

Apesar de melhorar vários aspectos da tecnologia LCD, TVs LG QNED ainda podem sofrer com algumas desvantagens desse tipo de painel:

Algumas tecnologias são frequentemente associadas ao QNED. Nosso comparativo entre LCD, OLED, QLED, QNED, NanoCell e MicroLED dá mais detalhes sobre as diferenças entre os tipos de tela. Eis um resumo:

As linhas LG QNED e Samsung QLED são parecidas, pois ambas utilizam pontos quânticos sobre o LCD. Quando associadas a um backlight de miniLEDs, elas recebem os nomes LG QNED MiniLED e Samsung Neo QLED.

De modo geral, LG QNED e Samsung QLED melhoram volume de cores, contraste e brilho. Para identificar as diferenças em qualidade de imagem, é necessário comparar produtos específicos lado a lado.

As TVs OLED oferecem maior profundidade de preto, contrastes intensos e cores mais vivas do que as da linha LG QNED. Entretanto, TVs LG QNED têm custo por polegada menor e oferece outras vantagens, como mais brilho e baixo risco de burn-in, o que resulta em maior durabilidade.

TVs LG QNED tendem a entregar maior volume de cores do que as TVs da linha NanoCell, pois adicionam pontos quânticos ao filtro de nanopartículas da marca, reproduzindo cores ainda mais puras. Além disso, os modelos de LG QNED mais avançados têm backlight de MiniLED para maior controle de iluminação, contribuindo para a precisão de cores.

Receba mais posts do TB

Tecnologias que ainda vivem, sei lá como

Compartilhe

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.