O Android Auto permite que você utilize aplicativos do celular Android diretamente do veículo, sem tirar as mãos do volante

O Android Auto é um sistema do Google que habilita o uso de aplicativos do celular Android diretamente pelo carro. A integração entre smartphone e veículo pode ser feita com ou sem fio, mas tanto o celular quanto o sistema multimídia do carro precisam ser compatíveis com a tecnologia.

e

Com o Android Auto, você pode ouvir playlists ou podcasts no seu app de preferência, traçar rotas por GPS via ferramentas dedicadas e até fazer ligações de voz. E tudo isso pode ser feito via comandos de voz, já que o sistema é compatível com o Google Assistente.

A seguir, saiba o que é o Android Auto, conheça os requisitos para uso, e confira as vantagens e desvantagens da tecnologia.

Android Auto é um sistema do Google que espelha os aplicativos de um celular Android a um sistema multimídia automotivo compatível com a tecnologia. Essa integração permite que motoristas utilizem apps de rotas com GPS, atendam ligações, e executem outras funções via interface adaptada para carros.

O Android Auto serve para estender o celular Android a sistemas multimídia de veículos compatíveis. A integração permite que você utilize os aplicativos móveis diretamente pelo carro e de maneira mais segura, sem precisar mexer no celular durante os trajetos ou perder o foco com as mãos longes do volante.

Na prática, o uso do Android Auto pode automatizar tarefas e poupar tempo no trânsito. Isso porque a tecnologia é capaz de ler mensagens ou notificações, trocar a música, fazer ligações ou sugerir rotas de trajeto mais rápidas, via toques sensíveis na tela ou comando de voz.

O funcionamento do Android Auto é baseado na integração de celulares Android com painéis ou sistemas multimídia de veículos. Tanto o dispositivo móvel quanto o carro devem ser compatíveis com o Android Auto, e o pareamento pode ser feito com um cabo USB ou via Bluetooth (em sistemas elegíveis).

Com a rede móvel ativada, o Android Auto vai espelhar aplicativos elegíveis do celular no painel do carro, em uma interface adaptada para veículos. O motorista então poderá usar os apps pelo touchscreen ou via comando de voz, mas terá de manter a conexão com o celular para o funcionamento do sistema.

Os requisitos para uso do Android Auto podem variar de acordo com o tipo de pareamento, mas costumam exigir smartphone, veículo e região com suporte para a tecnologia, além de dados móveis. Abaixo seguem as exigências para cada tipo de conexão do Android Auto:

Você pode visualizar os veículos e sons automotivos compatíveis com o Android Auto na lista oficial compartilhada pelo Android. Já os países elegíveis para a tecnologia estão disponíveis na página de suporte do Google.

O Android Auto é compatível com aplicativos de navegação por GPS, reprodutores multimídia de músicas, podcasts ou vídeos, ferramentas para comunicação e produtividade, além de outras aplicações. Os principais apps suportados pela tecnologia incluem:

Sim, você pode utilizar o Android Auto com a ajuda do viva-voz do Google Assistente. Com isso, é possível solicitar trajetos mais eficientes e leitura de mensagens ou notificações, além de controlar reproduções de mídia sem a necessidade de tirar as mãos do volante.

E vale destacar que o Android Auto é restrito ao Google Assistente até o momento, não sendo compatível com outros assistentes virtuais como Alexa ou Siri.

O uso do Android Auto permite que você automatize e gerencie tarefas em aplicativos enquanto dirige, otimizando tempo e com segurança na estrada. Dentre as principais vantagens da tecnologia, estão:

O Android Auto tem limitações e desafios de uso, especialmente tratando-se de compatibilidade. Algumas das principais desvantagens do sistema abrangem:

O Android Auto é uma aplicação do Google voltada para integrar smartphones Android aos sistemas multimídia de carros. Ele é compatível com determinados veículos ou sons automotivos, usa o Google Assistente como assistente de voz, e traz suporte para aplicativos compatíveis com o sistema operacional Android.

Já o Apple CarPlay consiste em uma ferramenta da Apple que estende as aplicações de iPhones a sistemas de veículos. O CarPlay tem funcionamento similar ao do Android Auto, mas tem sua própria lista de compatibilidade com carros ou sons automotivos, usa a Siri como assistente virtual, e suporta apenas apps disponíveis para iOS.

Sim, embora a experiência seja limitada. É possível usar o Android Auto sem conexão à internet para carregar mapas (caso você os tenha baixado para visualização offline), reproduzir mídias baixadas no dispositivo ou fazer ligações telefônicas, por exemplo.

No entanto, é recomendável utilizar o Android Auto conectado à internet, já que aplicações que exigem conexão com a rede não vão atualizar, mostrar dados em tempo real ou funcionar corretamente no modo offline.

Receba mais posts do TB

Tá faltando software no mundo?

Compartilhe

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e pós-graduado em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Já fez de tudo um pouco na área de jornalismo, e passou por Olhar Digital e TecMasters antes de integrar o Tecnoblog. É apaixonado por videogames, Pokémon e futebol, brinca na guitarra, e não dispensa uma boa pescaria.

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, pós-graduando em Business Intelligence e com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre praticando futevôlei e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.