O Feed do Facebook serve para reunir as atualizações de seus amigos, páginas e grupos, além de exibir conteúdos baseados em seus interesses

O Feed do Facebook é um espaço que reúne posts e atualizações compartilhados na plataforma, e que está em constante atualização. Cada usuário da rede social tem seu próprio Feed, já que o mural de atualizações tem influência de um algoritmo baseado em conexões, interações e preferências.

e

Pelo Feed, você pode visualizar suas publicações, postagens de amigos ou páginas seguidas, conteúdos sugeridos com base em suas preferências, posts com interações de suas conexões, atualizações de grupos dos quais participa, Reels, fotos, propagandas, e outros tipos de conteúdo.

A seguir, saiba o que é o Feed do Facebook, veja como acessá-lo, e entenda sobre o seu funcionamento na rede social.

O Feed do Facebook é uma lista de publicações em constante atualização que reúne histórias e atividades compartilhadas na rede social. O Feed pode exibir atualizações de status, fotos, vídeos, posts em texto, curtidas, comentários e outros registros, e tem influência de suas conexões, locais e interesses.

Com o Feed, você pode ver as publicações mais relevantes da plataforma ou atividades de amigos e páginas seguidas diretamente da tela inicial da rede social, o que otimiza a experiência de usuário e elimina a necessidade de acessar cada perfil de maneira individual para visualizar as atualizações.

“Feed” é um termo em inglês que significa “alimentar” em tradução livre, e cuja alusão refere-se ao fluxo contínuo de conteúdos e atualizações que “alimentam” a página inicial de redes sociais. A expressão tem origem da tecnologia RSS Feed, que distribui novas atualizações em tempo real de páginas da web.

O Feed principal do Facebook é baseado em um algoritmo que exibe novos conteúdos ao usuário de acordo com suas conexões, interações e preferências. Logo, quanto mais amigos, páginas e grupos a pessoa seguir e participar, mais povoado ficará o Feed.

Esse Feed primário aparece na página inicial da plataforma, é atualizado constantemente e tem rolagem infinita de conteúdos. Seu funcionamento é baseado em relevância, priorizando postagens influenciadas pelas conexões e atividades do usuário no Facebook.

Já os Feeds alocados na guia “Feeds” da página de perfil exibem conteúdos em ordem cronológica, e permitem filtrar conteúdos para visualização independente das seguintes categorias: Todos, Favoritos, Amigos, Grupos e Páginas.

Compartilhar no Feed do Facebook se refere à republicação de uma postagem (sua ou de outra pessoa) em sua linha do tempo. Ao fazer isso, a sua republicação pode ou não aparecer no Feed de seus amigos no Facebook, dependendo das suas configurações de privacidade.

Também existe o ato de postar no Feed, que é a mesma coisa que publicar no Facebook: você criará um post do zero, que será exibido na sua linha do tempo, e poderá figurar no Feed de suas conexões na plataforma.

O Feed do Facebook pode exibir diversos tipos de publicação, mediante autorização da privacidade do post pelo seu dono. Dentre as publicações que podem figurar no Feed do Facebook, estão:

Sim, embora tamanhos não recomendados interfiram na qualidade da imagem. E caso você publique mídias que não correspondem aos requisitos mínimos de dimensões de imagem no Facebook, a rede social poderá recortar, ampliar ou preencher a mídia para o enquadramento na publicação do Feed.

Para acessar o Feed do Facebook, basta entrar no Facebook pelo app da rede social ou pela página da web facebook.com. Ao fazer isso, você acessará a página inicial do Facebook e poderá navegar pelo Feed bastando descer a tela.

No entanto, você também pode acessar outros Feeds do Facebook, que filtram atualizações de grupos específicos. O acesso a esses Feeds pode ser feito seguindo o tutorial abaixo.

Abra o app do Facebook pelo celular (Android ou iPhone) e toque no menu de três linhas. Se preferir, acesse facebook.com pelo navegador do PC, clique em “Feeds” na barra lateral à esquerda, e pule para o terceiro passo deste tutorial.

Toque na guia “Feeds” para acessar os Feeds do Facebook. Caso não encontre a opção, toque em “Ver mais” para localizar a guia.

Escolha a guia desejada para ver o Feed apenas dos grupos selecionados. Você poderá visualizar o Feed apenas de contatos favoritados, de amigos, dos grupos dos quais participa, ou das páginas que você segue.

Sim. Você pode personalizar o Feed do Facebook com base em suas escolhas, interações, filtros selecionados ou configurações da rede social. As personalizações de Feed oferecidas pelo Facebook envolvem:

Suas publicações podem não aparecer no seu Feed do Facebook se ainda não foram carregadas por completo, se já foram visualizadas anteriormente ou se há outros conteúdos mais relevantes a serem exibidos. Mas você pode ver seus posts quando quiser ao acessar sua página de perfil.

Sim. O Facebook pode exibir publicações de perfis ou páginas que você não segue, mas que tiveram interações de suas conexões. Além disso, posts promovidos, populares ou similares a conteúdos que você costuma consumir podem surgir no seu Feed, mesmo que você não siga o autor da publicação.

Não, já que o Facebook sugere novos conteúdos com base em seus interesses e interações. Mas você pode limitar a visibilidade de certos conteúdos ao tocar no menu de três pontos do post em questão, e escolher “Não tenho interesse” ou colocar o perfil ou página em modo Soneca.

Sim, pode. Para isso, basta acessar a guia “Feed” em sua página de perfil no Facebook, e selecionar a aba “Amigos”. Você então visualizará um Feed em ordem cronológica somente com as atualizações de suas conexões no Facebook.

Sim. Você pode ativar o modo Soneca de um perfil específico, ao acessar as configurações do Facebook, entrar em “Preferências de conteúdo”, tocar em “Modo Soneca” e escolher o contato desejado. O recurso vai deixar de exibir todas as atualizações da pessoa em seu Feed por 30 dias, sem desfazer a amizade.

Outra opção é deixar de seguir alguém no Facebook, de modo com que as publicações da pessoa não apareçam no seu Feed, mas mantendo a conexão na plataforma. Para isso, entre no perfil da pessoa desejada, toque em “Amigos”, e escolha “Deixar de seguir”.

Importante destacar que você pode voltar a ver publicações de amigos no Facebook em seu Feed quando quiser, bastando desativar a pessoa do modo Soneca ou voltando a seguir o contato.

Sim. Você pode salvar publicações do Feed do Facebook ao tocar no menu de três pontos do post e escolher “Salvar post”. As publicações salvas também podem ser baixadas ao fazer o backup da conta do Facebook, para que você não perca os conteúdos guardados.

Também é possível salvar fotos do Facebook diretamente no dispositivo ao abrir a mídia e escolher “Salvar no celular” (pelo celular) ou clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Salvar imagem como…” (no PC). E caso precise, você pode baixar vídeos do Facebook via apps ou serviços de terceiros.

O Feed do Facebook é a lista que reúne publicações e atividades compartilhadas na rede social. Exibido na página inicial da plataforma, o Feed é atualizado de forma constante, tem rolagem infinita, e prioriza conteúdos relevantes com base em seus interesses, conexões e interações.

Já a linha do tempo do Facebook é o registro de atividades único de cada perfil ou página na plataforma. A seção exibe todas as postagens e interações feitas por aquele perfil ou página, em ordem cronológica, aos seus visitantes.

Receba mais posts do TB

Tá faltando software no mundo?

Compartilhe

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e pós-graduado em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Já fez de tudo um pouco na área de jornalismo, e passou por Olhar Digital e TecMasters antes de integrar o Tecnoblog. É apaixonado por videogames, Pokémon e futebol, brinca na guitarra, e não dispensa uma boa pescaria.

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.