Imersão total; saiba o que é o som surround, como ele funciona, onde está presente e como apreciar essa experiência
Muito além do áudio estéreo. Veja abaixo, o que é o som surround, quais as diferenças entre os sistemas que fazem parte dessa classificação de tecnologia de áudio. Será necessário ter um equipamento específico para perceber a diferença sonora? Buscamos essas e outras respostas para o leitor no decorrer da matéria.
Vamos à definição básica do conceito, o áudio de som surround é, simplesmente, o som que o cerca, saídas por todos os lados com foco no objeto central. Significa um alto-falante em praticamente todos os cantos da sala, projetando som digital de alta qualidade em todos os ângulos, como se você estivesse em um cinema, teatro ou sala musical.
Além do posicionamento de saídas de áudio, o som surround também significa diversificação de timbres, com graves profundos e estrondosos, vibrando o assoalho com uma explosão durante um filme.
Imersão de efeitos sonoros, sutis, deslizando como passos atrás do espectador em uma cena de suspense. Para música, é ser totalmente envolvido pela música que se está ouvindo, com canais independentes para cada instrumento ou grupo deles.
Basicamente, um sistema de som surround tem a caixa principal, o subwoofer e as caixas “satélites” ou laterais. Por exemplo, para aproveitarmos ao máximo algo com a qualidade 5.1 de áudio, vamos precisar da caixa principal + 4 caixas satélites, duas à frente e duas na parte de trás, além do subwoofer.
Somando tudo isso, dão 6 saídas de áudio, mas não era 5.1? Algumas pessoas ficam com essa dúvida, mas o fato de ser 5.1 significa 6 saídas de áudio mesmo, o número é dividido entre caixas e subwoofers, por isso 5 + 1 = 6. E o 7.1? Da mesma forma, observando o número, concluímos que são 8 saídas diferentes de som.
Para ter a real experiência de som surround é preciso de equipamento específico, apesar de algumas tecnologias fazerem essa simulação. Então definimos, o mínimo necessário para perceber as qualidades de um som surround são 5 caixas de som mais um subwoofer.
Caso o usuário não possua esse tipo de sistema, ficará sem a sensação sonora de espaço ao assistir filmes. Para música, um sistema 2.1 é o suficiente, adquirindo a sensação de estar no show, escutando a banda tocar com seus 2 ouvidos.
Essa é a definição de som surround, investir em um equipamento de surround somente trará melhor sensação espacial do som quando estiver assistindo a filmes e séries, mas não deixe de assistir nada por conta disso. Bom divertimento!
Com informação: Dolby.
Receba mais posts do TB
O futuro do Windows é a IA?
Compartilhe
© Mobilon Mídia 2005 – 2025.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
Veja também
você não vai sair de nosso site