Wi-Fi 7 é o sucessor do Wi-Fi (802.11ax); conheça especificações e as vantagens esperadas para a tecnologia de conexão sem fio

Wi-Fi 7 é o nome comercial da mais nova geração de redes sem fio, estabelecida sob o protocolo 802.11be. O Wi-Fi 7 foi lançado oficialmente em janeiro de 2024, e promete melhorias na velocidade de acesso, latência e capacidade de transmissão, o que deve impulsionar aplicações como streaming de vídeo 8K, jogos com AR/VR e dispositivos IoT.

e

O Wi-Fi 7 foi lançado oficialmente em janeiro de 2024, durante a CES, após passar por uma longa fase de definição de critérios para certificação pela Wi-Fi Alliance. Já existem alguns poucos dispositivos no mercado compatíveis com a tecnologia 802.11be, incluindo o smartphone OnePlus 11 5G, que utiliza chip da Qualcomm. Outras grandes fabricantes de redes, como Intel e Broadcom, ainda praticam testes com a tecnologia.

802.11be é o nome de um padrão de rede sem fio de alta velocidade dentro das normas do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos).

Para facilitar a nomenclatura e diferenciação dos protocolos de rede sem fio 802.11 (Wi-Fi), a Wi-Fi Alliance considerou o padrão 802.11be como a 7ª geração do Wi-Fi, chamando-a de Wi-Fi 7.

O Wi-Fi 7 deve chegar com as seguintes especificações:

O Wi-Fi 7 funciona em três frequências simultâneas: 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Em comparação com o Wi-Fi 6, a nova geração passa a utilizar a frequência de 6 GHz, que pode ser útil para entregar maior desempenho em áreas com congestionamento de sinal Wi-Fi. A nova banda de 6 GHz funcionará apenas com dispositivos compatíveis, e demais aparelhos existentes funcionam normalmente com as demais frequências.

O Wi-Fi 7 tem velocidade nominal máxima de até 46 Gb/s. De acordo com a Qualcomm, isso representa um salto de quatro vezes em comparação com a taxa de dados do Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E.

O Wi-Fi 7 oferece a tecnologia Multi-Link Operation (MLO), que permite ao dispositivo se conectar de forma simultânea a mais de uma frequência da rede sem fio. Nas tecnologias anteriores, equipamentos como celular, tablet e computador conectavam ao Wi-Fi utilizando somente uma única frequência por vez.

Segundo a TP-Link, a utilização da tecnologia Multi-Link Operation (MLO) no Wi-Fi 7 permite um aumento nas velocidades de tráfego, redução de latência e melhorias na estabilidade da conexão.

O Wi-Fi 7 promete os seguintes benefícios em relação ao padrão 802.11ax (Wi-Fi 6/6E) e gerações anteriores:

O Wi-Fi 6 (802.11ax) permite velocidades de acesso de até 9,6 Gb/s, utiliza as frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, modulação 1024QAM e os canais têm largura máxima de até 160 MHz. Enquanto isso, o Wi-Fi 7 promete velocidades de até 46 Gb/s, utiliza modulação 4096QAM e os dispositivos conseguem se comunicar com o roteador utilizando mais de uma frequência de forma simultânea.

Enquanto o Wi-Fi 6E permite velocidades de até 9,6 Gb/s, o Wi-Fi 7 pode chegar a até 46 Gb/s. Ambas as tecnologias utilizam as frequências de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz, mas o Wi-Fi 7 se sobressai ao utilizar a modulação 4096QAM e operação Multi-Link, que permite aos dispositivos se comunicarem com o roteador em mais de uma frequência simultânea.

Receba mais posts do TB

Segurança: o Wi-Fi 7 permite criptografia com padrão WPA3, enquanto o Wi-Fi 5 e anteriores utilizam a versão WPA2.

O Wi-Fi 6 já oferece o WPA3, arrisco chutar que até o Wi-Fi 4 tem suporte, apesar dessa criptografia não ser comum em roteadores Wi-Fi 4 ou 5.

Meu roteador Xiaomi é Wi-Fi 6 e deixo ele configurado em WPA2/WPA3. Meu celular é Wi-Fi 5 e aparentemente ele conecta em WPA3, tanto na rede 2.4 GHz quanto na 5 GHz.

Mas a matéria diz isso. “o Wi-Fi 5 e anteriores utilizam a versão WPA2”.

Ainda sim não tá totalmente correto, a versão do WPA não é atrelada a uma versão específica do Wi-Fi. Existem roteadores Wi-Fi 5 no mercado com suporte ao WPA3 na firmware oficial (TP-Link Archer C6, por exemplo). Se você usar o OpenWrt ou outra firmware alternativa, é possível usar o WPA3 até mesmo no Wi-Fi 4, na faixa de 2.4 GHz…

O padrão WPA3 só entrou na especificação da Wi-Fi Alliance a partir do padrão Wi-Fi 6. A própria Wi-Fi Alliance só anunciou o WPA3 como substituto do WPA2 em 2018, ou seja, após a oficialização do Wi-Fi 5.

Existem roteadores Wi-Fi 5 com suporte a WPA3 sim, mas nem todo router com Wi-Fi 5 suporta WPA3.

A internet fixa sem fio pode baratear a banda larga?

Compartilhe

Lucas Braga

Ex-repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como repórter especialista entre 2011 e 2025. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna “Vida Digital” no site da revista Seleções (Reader’s Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.