A assistente virtual da Amazon, a Alexa, chegou com diversos serviços compatíveis no Brasil para os brasileiros; confira a lista

A Alexa chegou ao Brasil junto com os alto-falantes inteligentes da Amazon, o Echo (3ª geração), Echo Dot e o Echo Show. A assistente, que também fala nosso português (e entende até a linguagem coloquial), funciona com vários aplicativos que já usamos diariamente. Confira a lista dos serviços compatíveis com a Alexa no Brasil.

e

As configurações de Skills podem ser feitas pelo aplicativo disponível na App Store (iOS) ou na Play Store (Android) e também pelo site alexa.amazon.com.

O Spotify é um dos serviços compatíveis com a Alexa e com mais usuários no mundo, só no plano Premium são 100 milhões de assinantes. Por mais que a Amazon tenha o Amazon Music já no Brasil, é importante abrir espaço para outras plataformas para não limitar o dispositivo.

O mesmo vale para a Deezer, que também é usado pelos brasileiros, principalmente, por estar incluso em alguns planos da TIM.

O iFood desenvolveu uma Skill para a Alexa que permite verificar o status do pedido — se está sendo preparado ou já saiu para entrega, por exemplo — e até pedir o prato favorito do usuário, sem precisar abrir o aplicativo.

O Bradesco foi o primeiro banco a lançar a própria inteligência artificial para os clientes, a Bia. Ela estará disponível também na Alexa para responder perguntas e realizar serviços como consultas, pagamentos de contas registradas por débito automático.

A empresa Maurício de Sousa Produções fez uma parceria com a Amazon para levar novas histórias da Turma da Mônica para a Alexa. O conteúdo deve chegar em formato de audiolivro para a família, bastará pedir a Alexa.

A Nestlé desenvolveu três Skills para a Alexa no Brasil:

“Alexa, peça para o Uber me buscar em casa”. Será possível escolher até a modalidade do carro (UberX ou Select), mas, aparentemente, o destino deve ser informado ao motorista no momento em que entrar no carro, como ocorre com o app do Uber no Apple Watch.

Com a Skill da Latam para a Alexa dá para ter informações sobre status de voos (de 1 dia anterior ao voo até 3 dias após o embarque) e buscar destinos. Há também um quiz dentro da Skill da Latam para passatempo.

Com a rede de cinemas Cinemark e a Alexa permite verificar quais os filmes que estão em cartaz e qual a grade de horários dos cinemas. É necessário apenas informar o nome do shopping após pedir para ela abrir o Cinemark. Infelizmente, ainda não é possível comprar ingressos pela Alexa.

Rádio CBN, G1, Folha de São Paulo, Estadão, Abril e Uol, Globo Esporte são alguns dos veículos que permite ao usuário apenas perguntar quais as notícias para começar ouvir os principais tópicos do dia.

A TV por assinatura SKY também é um dos serviços compatíveis com a Alexa, os membros podem fazer buscas dentro da grade de programação, com informações contextuais, por exemplo: “hoje tem algum filme com o Wagner Moura?”.

A partir da Alexa, tenha informação em tempo real sobre as linhas do Metrô e CPTM: “Alexa, pergunte ao Metrô SP o status da Linha Amarela”.

O sistema de casa conectada da Samsung está disponível na Alexa também, permitindo o controle de dispositivos que suportam essa tecnologia somente por comandos de voz.

Os produtos da linha Positivo Casa Inteligente também podem ser integrados com a Alexa, basta pedir para ela ligar ou desligar uma lâmpada, verificar o sistema de câmeras e outros itens.

Além dos produtos da Positivo, uma série de outros gadgets como fones de ouvido já funcionam com a Alexa no Brasil, confira nossa seleção aqui:

Há uma série de Skills focadas em entretenimento na Alexa, como piadas, histórias para dormir ou de terror; dentre os principais jogos está o clássico Show do Milhão, desenvolvido oficialmente pelo SBT.

Receba mais posts do TB

O pontapé inicial da tecnologia em 2025

Compartilhe

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.