Dev criou uma versão do MySpace feita a partir da rede social de microblogging. Usuários podem adicionar música e seus interesses em página com visual dos anos 2000.

O desenvolvedor Ste Curran lançou o Skyspace, uma adaptação do BlueSky que tenta recriar o MySpace, rede social popular no início dos anos 2000. Com a filosofia de design da época, usuários podem acessar o Skyspace com a mesma conta usada no BlueSky (BS) e ver uma página dividida em blocos e planos de fundo personalizados.

e

Para quem gosta de nostalgia, essa modificação mata a saudade do tempo que as redes sociais eram mais simples. Algoritmos não te bombardeavam com conteúdo feito para te prender e o objetivo principal era apenas fazer amigos.

Entre os recursos do Skyspace estão a opção de embed de vídeos e widget de músicas. Você pode, por exemplo, colocar uma música favorita em um widget. Ainda é possível adicionar quais são seus interesses em música, jogos e temas gerais. O Skyspace realmente coloca o “social” em rede social.

Você pode ver uma lista de amigos que é baseada nas contas que você segue no BlueSky. A bio e publicações são todas importadas da outra rede social, mas você pode escrever novos conteúdos a partir do SkySpace. Assim como no MySpace, você pode selecionar o top 8 amigos que serão exibidos na prévia da lista de amigos.

Como a nostalgia é um sentimento forte nas pessoas, o Skyspace pode ter seus 15 minutos de fama com os millennials, público que vivenciou o crescimento do MySpace.

Outro fator positivo do Skyspace é que ele segue a filosofia antiga das redes sociais: saber o que está acontecendo de verdade com os seus amigos — não só uma possível felicidade forçada do Instagram ou conteúdos de desconhecidos que te prendem por horas na plataforma.

Por ser uma plataforma federada, descentralizada e de código-aberto, desenvolvedores podem adaptar o BlueSky para diferentes serviços com maior facilidade.

O Skyspace é mais uma das dezenas ou centenas de modificações do BlueSky. A rede social que surgiu como alternativa para o antigo Twitter conta com mods no estilo do Instagram. Usando a sua conta no BS é possível acessar o Flashes, Skygram e Pinksky.

Caso o BlueSky se torne mais popular, é provável que o surgimento de novas plataformas inspiradas nele se torne mais comum. Já pensou um Orkut baseado no BlueSky?

O MySpace foi uma das primeiras redes sociais a ganhar espaço nos primórdios da internet 2.0. A plataforma não teve muito sucesso no Brasil, que no mesmo período vivenciava o crescimento dos fotologs e do Orkut. Contudo, foi um sucesso nos Estados Unidos e em alguns países europeus.

O ponto forte do MySpace, na época, estava no compartilhamento de músicas. Muitos artistas que depois estouraram (como Lady Gaga, Taylor Swift, Colbie Caillat e Adele) usaram a plataforma no início das suas carreiras — Spotify estava longe e plataformas de venda de música ainda engatinhavam.

Parte desse histórico foi perdido em 2019, quando o MySpace fez uma migração de servidor. Problemas na migração corromperam arquivos enviados desde a sua fundação até o ano de 2015.

Com informações de The Verge TechCrunch

Receba mais posts do TB

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.