Tragédia da Chapecoense completa nove anos; relembre o acidente
28 de novembro de 2016 foi um dia que marcará para sempre a história de Chapecó e a Chapecoense. Tragédia atingiu a cidade quando o voo 2933 da LaMia, que levava a delegação da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana, caiu próximo de Medellín, na Colômbia, deixando 71 mortos. Apenas seis pessoas sobreviveram ao acidente. A cidade e o futebol em todo o mundo foram envolvidos pela dor daquele dia.
A delegação vinha de uma temporada marcante. Em 2016, a Chapecoense havia subido para a Série A em 2014 e estava prestes a chegar ao seu maior momento com a final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional. Sob comando de Vagner Mancini, mas também sob a atenção da imprensa em 2009 a equipe alcançou campanhas consistentes, eliminou adversários tradicionais no torneio continental e chamava a atenção pela união e pela maneira competitiva de jogar. Mas o caminho da final foi interrompido de forma trágica. Seis pessoas sobreviveram: os jogadores Neto, Alan Ruschel e Jackson Follman, o jornalista Rafael Henzel, e os tripulantes Erwin Tumiri e Xemena Suarez.O zagueiro Neto, que foi um dos últimos resgatados, tentou voltar aos gramados após um longo processo de recuperação, mas não conseguiu. Hoje, ele vive em Chapecó, participando de eventos do clube e palestras.
O avião da companhia boliviana LaMia decolou de Santa Cruz de la Sierra com autonomia de combustível no limite. Investigações posteriores revelaram que a empresa descumpriu protocolos básicos de segurança ao não realizar escala para reabastecimento e ao manter o plano de voo sem margem de segurança. A aeronave perdeu potência pouco antes da aproximação a Medellín, após falha elétrica causada por uma pane seca, ou seja, falta de combustível. O piloto chegou a declarar emergência, mas tarde demais. O avião caiu em uma área montanhosa próxima à cidade de La Unión, na Colômbia. A maior parte dos passageiros morreu no impacto. A tragédia gerou comoção mundial, levou o Atlético Nacional a pedir que a Chapecoense recebesse o título da Sul-Americana. Cerimônia foi realizada antes do amistoso entre Chapecoense e Palmeiras.