Como saber se o seu celular é compatível com o 4G do Brasil

Saiba quais são as frequências ou bandas usadas no país Com o desligamento da TV analógica, várias cidades do Brasil passam a ganhar uma nova banda de 4G, a 28, com frequência de 700 MHz (às vezes até antes da hora). Essa banda é caracterizada pela melhor penetração de sinal, permitindo melhor cobertura em ambientes internos.

Saiba quais são as frequências ou bandas usadas no país

Leia mais

Com o desligamento da TV analógica, várias cidades do Brasil passam a ganhar uma nova banda de 4G, a 28, com frequência de 700 MHz (às vezes até antes da hora). Essa banda é caracterizada pela melhor penetração de sinal, permitindo melhor cobertura em ambientes internos. Já detalhamos aqui a nova frequência.

Leia mais

Ela chega para complementar a banda 7, mais comum no país, de 2.600 MHz. Diferente da frequência de 700 MHz, ela abrange grandes distâncias, mas tem perdas significativas de sinal ao ultrapassar obstáculos. Algumas operadoras também estão utilizando a banda 3, de 1.800 MHz, para oferecer conexão 4G.

Leia mais

No guia abaixo, explicamos como passar pelo tecniquês e conseguir identificar se o seu celular vai funcionar com todas as bandas do 4G no Brasil.

Leia mais

O modo mais comum é ler a ficha de especificações técnicas do seu telefone. Isso pode ser feito em vários sites especializados, como o GSMArena, que lista as especificações de praticamente todos os smartphones que são lançados. O método mais fácil de procurar pelo seu celular é nesta página, que separa os smartphones por fabricante.

Leia mais

Usando o Galaxy S7 de exemplo, basta ir em Samsung e procurar pelo Galaxy S7, no meio da página. A organização é feita pela data de lançamento, mas também dá para ordenar por popularidade clicando em Popularity, ao lado de Time of Release. Se você não achar seu celular, também dá para escrever o modelo dele em Search, no topo da página (foque apenas na coluna Devices, que fica no meio da tela).

Leia mais

Quando você achar, a página vai se parecer com esta:

Leia mais

Na seção de NewtorkTechnology, clique em Expand para ver todas as tecnologias de conexão. Na imagem acima o menu já está expandido. Em 4G bands, procure pelas bandas 3, 7 ou 28; elas vão aparecer como 3(1800), 7(2600) e 28(700). Caso tenha alguma das três: yay, seu celular é compatível! O ideal é que ele comporte as três bandas para ter sinal garantido aonde você for.

Leia mais

Você também pode checar no Will My Phone Work, que compara o modelo dos telefones com as bandas de rede usadas em cada país. Mas consulte com um pé atrás, já que nem sempre ele tem eficácia garantida: para a Porto Seguro Conecta, por exemplo, ele informa que não há rede 4G no país. Alguns celulares mais populares foram testados e ele funcionou bem.

Leia mais

Vamos seguir com o exemplo do Galaxy S7. Em Brand, coloque a marca do seu celular (no exemplo, Samsung). Em Model, coloque o modelo do celular (Galaxy S7). Em Sub Model, ele pede a variante por região. Normalmente a opção que estiver com Americas (continente americano), South America (América do Sul) ou Global/International (modelo internacional) é a que representa a versão vendida no Brasil.

Leia mais

No caso do Galaxy S7 brasileiro, o Sub Model é SM-G930F (Global). Em Country, coloque Brazil. Por fim, em Carrier, coloque a sua operadora. TIM, no meu caso. Basta clicar em Search para obter o resultado final. O meu foi:

Leia mais

Ou seja, ele suporta completamente as redes 2G, 3G e 4G. Fique atento nas bandas que explicamos no 4G: Band28, de 700 MHz, Band3, de 1.800 MHz e Band7, de 2.600 MHz.

Leia mais

Os smartphones mais recentes já suportam pelo menos uma frequência de 4G no Brasil. Os mais caros já se conectam a quase todas (ou todas) as bandas de 4G no Brasil, com a exceção dos seguintes iPhones:

Leia mais

Em marcas que oferecem smartphones mais baratos o suporte também é garantido, como Samsung, Lenovo (antiga Motorola), LG, Alcatel, Asus e Quantum. Aqui a lista de alguns aparelhos populares:

Leia mais

Receba mais posts do TB

Leia mais

A conta de celular pode ficar mais cara

Leia mais

Compartilhe

Leia mais

Jean Prado

Leia mais

Ex-autor

Leia mais

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Leia mais
Leia maisLeia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

AI Tools