O que é sensor CCD? Entenda a tecnologia usada em câmeras e equipamentos profissionais

CCD é um tipo de sensor de imagem que já foi muito usado em câmeras digitais e tem vantagens para aplicações profissionais; saiba como ele funciona O sensor CCD (dispositivo de carga acoplada) captura fotos ao converter luz em carga elétrica. Este chip de silício usa uma combinação de pixels e capacitores diferente de sensores

CCD é um tipo de sensor de imagem que já foi muito usado em câmeras digitais e tem vantagens para aplicações profissionais; saiba como ele funciona

Leia mais

O sensor CCD (dispositivo de carga acoplada) captura fotos ao converter luz em carga elétrica. Este chip de silício usa uma combinação de pixels e capacitores diferente de sensores CMOS, com melhor desempenho sob pouca luz.

Leia mais

O primeiro sensor CCD funcional foi demonstrado em 1970 por Gil Amelio, Michael Francis Tompsett e George Smith. Esta tecnologia foi largamente usada em câmeras nos anos 80, por oferecer maior qualidade de imagem e sensibilidade à luz; mas perdeu espaço para os sensores CMOS a partir da década de 90.

Leia mais

Ainda assim, os sensores CCD são utilizados em microscópios e em áreas profissionais que exigem imagens de alta qualidade, como astronomia e biomedicina.

Leia mais

O mercado global de câmeras CCD valia US$ 1,02 bilhão em 2017, e pode dobrar para US$ 2,06 bilhões até 2030, segundo a consultoria Dataintelo. As principais fabricantes atualmente são Sony, Sharp, Misumi, Panasonic e Framos.

Leia mais

O sensor CCD é feito de pixels que coletam a luz, para então convertê-la em uma carga elétrica. Esta carga é transformada em um sinal digital, que é lido para reconstruir a imagem.

Leia mais

Todo sensor CCD possui estes quatro componentes:

Leia mais

A imagem é projetada através da lente da câmera na área composta pelos pixels. Quanto mais megapixels, maior a resolução da imagem.

Leia mais

Os pixels ficam conectados a um capacitor; e cada capacitor acumula uma carga elétrica proporcional à intensidade da luz. Esse sinal elétrico é transferido para o capacitor vizinho, sucessivamente, até chegar ao final da fileira; e é convertido em tensão elétrica.

Leia mais

Por sua vez, esta tensão é enviada como um sinal analógico até um amplificador. O sinal amplificado passa por um conversor analógico-digital e vira um sinal digital.

Leia mais

Os sensores CCD têm como principal vantagem a maior sensibilidade à luz. No entanto, uma desvantagem é o custo mais alto de fabricação.

Leia mais

De modo resumido, temos:

Leia mais

Receba mais posts do TB

Leia mais

O pontapé inicial da tecnologia em 2025

Leia mais

Compartilhe

Leia mais

Felipe Ventura

Leia mais

Ex-editor

Leia mais

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Leia mais

Paulo Higa

Leia mais

Ex-editor executivo

Leia mais

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Leia mais
Leia maisLeia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

AI Tools