Referência acadêmica; veja como citar Ministério da Saúde nas normas ABNT, diferentes casos e citação bibliográfica
Aprenda a citar o órgão em sua monografia ou trabalho acadêmico. Veja as diferentes formas de como citar Ministério da Saúde nas normas ABNT. O ministério é referência nacional e o maior representante de saúde no Brasil em suas determinações, portarias e falas. Vou apresentar diversos exemplos de como o órgão deve aparecer em seu texto.
Citar o Ministério da Saúde dentro do artigo é bem simples:
A forma mais simples e genérica de citar o Ministério da Saúde em seus trabalhos é iniciando com o país de origem (em caixa alta) e o nome do órgão separados por ponto.
Ex:
BRASIL. Ministério da Saúde.
Partindo da regra geral, iniciamos com o país de origem em caixa alta, o nome do órgão (separado por ponto) em seguida a subdivisão de onde partiu a fala.
Ex: O texto foi escrito pelo próprio Ministro em suas atividades.
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Título. Local, Ano.
Seguindo a mesma ordem, vamos a última especificação: título do documento somado à data de publicação.
Ex: O documento é uma portaria publicada.
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.399, de 15 de dezembro de 1999. Brasília, 1999.
Ex: Nesse caso, temos uma outra publicação sendo citada, na qual seu conteúdo explica e define as funções de um documento publicado pelo Ministério da Saúde.
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.399, de 15 de dezembro de 1999. Regulamenta a NOB SUS 01/96 no que se refere às competências da União, estados, municípios e Distrito Federal, na área de epidemiologia e controle de doenças, define a sistemática de financiamento e dá providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 dez. 1999. p. 30.
Espero ter ajudado, com os mais diversos exemplos, a saber como citar Ministério da Saúde nas normas ABNT. Procurei exemplos diferentes para acertar nas suas referências. A citação dentro do texto é simples, mas as dúvidas típicas ao citar o órgão federal, normalmente, ficam localizadas na parte final do trabalho: as referências bibliográficas. Bons estudos e publicações!
Mais informações: metodista.br, usp.br, fiocruz.br e fanema.br.
Receba mais posts do TB
© Mobilon Mídia 2005 – 2025.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
Veja também
você não vai sair de nosso site